O Que Você Precisa Saber Antes De Comprar Um Carro Pela Webmotors
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum que as pessoas comprem produtos pela internet. Uma pesquisa conduzida pela Pwc, em 2016, mostrou que de mil pessoas entrevistadas, apenas 3,4% nunca tinham comprado nenhum produto pela internet. Os fatores determinantes para esse consumo online é a praticidade e o preço. Falando em preço, temos que ter algumas coisas em mente quando falamos de carro já que é um bem de valor um pouco maior.
Quem entende de carro: WEBMOTORS
O Webmotors, referência em venda online de veículos, se consolida como o maior portal brasileiro para compra e venda de carros. Uma boa opção para quem pensa em vender seu carro ou sua moto. Existem algumas dicas que podem acelerar o processo de venda do seu veículo. Vamos descrevê-las para transformar a sua experiência, caso esteja pensando em vender seu carro ou sua moto.
Dicas do WEBMOTORS
Essas dicas são do próprio site da Webmotors: a compra bem planejada é a melhor solução para esse tipo de negociação. Se for comprar à vista, verifique os descontos e promoções antes de fechar a compra do carro com o vendedor. Se for financiar, lembre-se que quanto maior o número de parcelas, maior o valor pago em comparação com o valor à vista. Uma boa opção também é a compra programada que consiste pagar ou guardar em uma poupança um percentual do valor do veículo até que consiga o 100% do valor.
O consórcio também é uma prática comum para adquirir veículos. Ótima opção para quem pode esperar para retirar o veículo e é uma aplicação que não incide juros. Dica de ouro: reserve uma porcentagem do valor de compra para algo que não esteja planejado como uma manutenção. Segunda dica de ouro: desconfie de preços muito baixos. Essa situação pode indicar que a pessoa precise levantar o dinheiro rapidamente para uma emergência, mas também pode indicar que se trata apenas do valor de entrada do veículo ou que ele tenha alguma avaria ou esteja em situação irregular.
Sempre olhe a tabela FIPE para comparar o valor do anúncio com o valor médio de venda daquele carro. Outra dica importante antes de comprar um carro pela plataforma Webmotors é ler atentamente ao anúncio antes de fechar o negócio e analisar informações como a pintura, parte mecânica e se a documentação está em dia. Peça a placa e o número do Renavam e faça uma busca no Detran de seu Estado para verificar se existem multas, taxas pendentes ou alguma restrição para a venda. Procure veículos com laudo cautelar: este laudo atesta que o carro está em boas condições. Veja se as fotos estão realmente visíveis e em lugar claro.
Se as fotos estiverem dentro de uma garagem ou de um lugar escuro, elas podem esconder defeitos de pintura ou amassados na lataria. Lembre- se de negociar com mais de um vendedor caso ele feche negócio com outra pessoa, já que vimos que muita gente opta por também comprar pela internet. Nunca feche um negócio antes de ver o carro ao vivo. Faça uma inspeção no veículo e, se possível, leve um mecânico de sua confiança.
Utilizar o AutoPago para anunciar e vender seu carro: essa é uma solução da WebMotors para garantir que a experiência da compra e venda tanto para o comprador quanto para o vendedor seja positiva. É uma forma de ter mais segurança na transação para os dois lados. O processo funciona em cinco etapas: depois da negociação, a WebMotors verifica e aprova os perfis do comprador e do vendedor. O comprador baixa o aplicativo AutoPago, realiza o pagamento do boleto para uma conta segura da Webmotors. Dessa forma, o dinheiro fica protegido até o final da transação.
Depois, o carro é avaliado para garantir que tudo esteja funcionando conforme o informado. Feito isso, comprador e vendedor vão ao cartório formalizar o documento. O comprador passa um código de segurança para o vendedor, que avisa à Webmotors para liberar o pagamento. Essas dicas podem fazer toda a diferença na hora da venda e até mesmo acelerar o processo para que você encontre logo um comprador qualificado para seu veículo.
Faça um test-drive também para verificar se o carro está em boas condições e não há barulhos incomuns. Desconfie se o vendedor oferecer condições especiais para a compra à distância e sempre marque encontros em locais públicos movimentados e com segurança no local como shoppings e nunca faça pagamentos adiantados. Seguindo essas dicas, a compra feita pela internet se torna mais segura para quem vende e para quem compra. A internet facilitou muito as transações e feitas de maneira consciente e tomadas precauções, podem ser feitas sem nenhum risco.